Os Maios no Algarve em 2023

Thanks! Share it with your friends!

You disliked this video. Thanks for the feedback!

>
Added by miamigo
28 Views
A tradição dos Maios voltou a manifestar-se no dia 1 de Maio de 2023, data em que também se festejou o Dia do Trabalhador. Estes Maios estiveram expostos ao longo das bermas da Estrada Nacional 125, entre Marim e Alfandanga, e na Aldeia de Estoi.
Os Maios ou as Maias surgiram na Idade Clássica como uma homenagem à Deusa Maia e à fertilidade dos campos. Esta tradição realiza-se sempre no dia 1 de Maio e simboliza a chegada da Primavera.
No início, as meninas vestidas de branco e com uma coroa de flores e joias, sentavam-se às portas das casas ou nas açoteias e em frente delas os meninos cantavam e dançavam um baile de roda. As meninas não deveriam sorrir nem pestanejar e eram chamadas de Maias. O objetivo dos meninos era tentar fazer a Maia sorrir.
Posteriormente, a Maia passou a ser representada por uma boneca, designada por Maio, feita de palha de centeio e trapos, vestida com traje branco e cercada de flores. À noite, dançava-se em seu redor e as moças cantavam:

"O meu Maio moço
Ele lá vem
Vestido de verde
Que parece bem.

O meu Maio moço
Chama-se João
Faz-me guarda à casa
Como um capitão.”

Atualmente, a tradição dos Maios baseia-se na colocação de bonecos em vários locais, sobretudo à porta das suas casas. Estes bonecos são feitos artesanalmente pela população, com palha, jornais, tecidos e acessórios. Encontram-se normalmente acompanhados de versos com crítica social, visando representar cenários importantes da vida quotidiana.
Category
Tavira
Tags
os maios, as maias, algarve

Post your comment

Comments

Be the first to comment