Estela Alves e o Conjunto de Guitarras de Raul Nery - Maria do Rosário

Thanks! Share it with your friends!

You disliked this video. Thanks for the feedback!

>
Added by vindheim
56 Views
Esta gravação data de 1962, foi efectuada no Estúdio A da Emissora Nacional, na Rua do Quelhas, em Lisboa, e pertence à Banda 1 da Face B do disco EP de 45 R.P.M. editado pela “Alvorada”, etiqueta “Rádio Triunfo”, matriz de disco “AEP 60 464”, matriz de fonograma “6484”, de seu nome “Estela Alves – Essa Mulher Sou Eu”.
Neste disco, o Conjunto de Guitarras de Raúl Nery acompanha a cantadeira Estela Alves na interpretação de quatro novos números musicais, que são “Essa Mulher Sou Eu”, “Maldição”, “Maria do Rosário” e “As Santas do Meu Altar”.
Este é um dos maiores sucessos da carreira de Estela Alves, e um dos mais belos do seu reportório, de seu título “Maria do Rosário”, um Fado Musicado de Jaime Santos, com versos de Joaquim Frederico de Brito, que relatam a história duma mulher chamada Maria do Rosário, que tem um rosário de penas, e que já lhes perdeu a conta.
Uma referência velada às mulheres de classes mais humildes que, por causa de vicissitudes da vida, ou de desafios de gentes supostamente suas amigas, caíram em vidas consideradas tristes e perdidas, como é o caso do mundo da prostituição.
Trata-se, a meu ver, de uma das melhores interpretações de Estela Alves, com a companhia do mítico C.G.R.N., verdadeiro marco da história da canção nacional, e além disso, foi um dos seus maiores sucessos, e teve, da parte das emissoras radiofónicas da época, com destaques merecidos para a “Rádio Renascença” e para a “Emissora Nacional”, muita aceitação, popularidade e difusão frequente nos programas de fados em disco transmitidos pelos postos.
Este registo, anos mais tarde, foi reeditado no CD “Fados do Fado – Estela Alves”, compilação de 1998 da Movieplay, que consegui adquirir na CDGO a um preço excelente, e de onde foi retirado este registo.
Espero que gostem.
Category
Tavira

Post your comment

Comments

Be the first to comment