Igreja Românica de Rates (vista aérea)Póvoa de Varzim

Thanks! Share it with your friends!

You disliked this video. Thanks for the feedback!

Added by
260 Views
Campanhas de pesquisa arqueológica levadas a cabo em 1997 e 1998 na área envolvente indicam que a atual igreja assenta no local de uma edificação que data do período suevo-visigótico e permitiram documentar as várias fases do desenvolvimento conventual e particular desde o século VI até ao presente.[1] Esta terá sido reconstruída durante o período condal, no século XI, como evidenciam outros elementos, nomeadamente um aparente ante-corpo ocidental, provável "narthex" do templo pré-românico, onde foi encontrada uma estela romana, posteriormente cristianizada pelos séculos VI-VII e reaproveitada na fase pré-românica. Desta última restam poucos vestígios, salientando-se as bases das colunas junto à entrada principal e alguns capitéis.

O edifício atual é resultado da refundação cluniacense do século XIII, graças à doação de Henrique de Borgonha, Conde de Portugal e Teresa de Leão do mosteiro de Rates, que se encontrava arruinado, ao Priorado, ligado à Ordem de Cluny, de La Charité sur Loire, Auxerre em França,[1] para que ali fosse implantada a Regra Beneditina.

Até 1552, a igreja guardava o Corpo de São Pedro de Rates antes de este ter sido transferido para a Sé de Braga. São Pedro de Rates seria um bispo ordenado por Santiago Mata-Mouros e decapitado quando celebrava uma missa. Um eremita chamado Félix deu sepultura ao corpo mutilado e decomposto do bispo.

Encontra-se classificada como Monumento Nacional.
Category
Vila do Bispo

Post your comment

Comments

Be the first to comment