Garganta de Loriga (27.05.2016)

Thanks! Share it with your friends!

You disliked this video. Thanks for the feedback!

Added by
231 Views
Esta foi uma das caminhadas com cenários mais imponentes e magníficos que já fiz em Portugal. O percurso foi feito de forma linear com início ligeiramente adiante da Torre e o regresso fez-se de Táxi a partir de Loriga para os condutores irem buscar os carros de volta para jantarmos todos no restaurante onde terminou o passeio.
Não havia forma de se fazer percurso circular e ter de subir tudo pelo mesmo caminho seria um parte-pernas brutal além de nos consumir bastante tempo útil de que a malta não dispunha.

O vale de Loriga teve origem glacial assim como o Vale do Zêzere no lado oposto da Serra da Estrela. O mesmo glaciar, que se situava no planalto superior da serra, dividiu-se e rasgou estes dois vales, e outros vales menores e menos imponentes.
Uma característica do vale são as depressões em socalcos, onde outrora existiram lagoas, e que são conhecidas como covões. A maior dessas depressões teve aproveitamento hídrico considerável: a Barragem de Loriga situada no Covão do Meio que entrou em funcionamento em 1953. É uma lagoa artificial do tipo “arco de abóbada” que possui um dique de 25 metros de altura (ponto máximo) e uma extensão de 287 metros.

MÚSICA:
The Royal Concept - Fashion

TRACK GPS:
https://www.strava.com/activities/589754078
Category
Lagoa

Post your comment

Comments

Be the first to comment